Poema de sete faces

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.



As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.



O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.



O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos , raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.



Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.



Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo,
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.



Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.

Carlos Drummond de Andrade

JOVENS! O QUE HÁ COM VOCÊS?

Até pouco tempo atrás a palavra “jovem” significava força, revolução, lutas, significava inconformismo com o sistema vigente, os jovens como sempre não tinham apoio de quase ninguém, sempre foram vistos como “baderneiros”, não tinham o apoio da sociedade, mas essas circunstâncias nunca os impediram de lutar, de ir às ruas protestar, de não aceitar todas aquelas porcarias que lhes eram empurradas, isso acontecia muito, envolvendo toda a sociedade, mas como sempre somente a minoria tinha coragem e raça pra dizer não, não a repressão, não a corrupção, não a perseguição, não a escravidão, os jovens com sua força, com sua raça, contagiavam e encorajavam toda uma sociedade, levavam a frente e lutavam por tudo aquilo que viam e acreditavam que era o melhor, não somente para eles mas, sempre pensando no futuro, num futuro onde cada vez mais aparecessem pessoas dispostas a lutar.
Mas infelizmente essa realidade mudou, toda aquela força, todas aquelas idéias, toda aquela raça característica de uma geração revolucionária, foi substituída pelo comodismo, por pensamentos prostitutos e egoístas, aquilo que antes era motivo para sair às ruas e revolucionar, agora é assunto somente dos “caras do meio”.
O que há com essa geração? O que os fez desistir de seus sonhos, ou melhor, o que os impede de sonhar? Por que esses jovens dão mais valor as coisas fúteis da vida do que o seu próprio futuro, por que essa juventude troca sua liberdade pelas prisões da vida como as drogas (álcool, cigarros, entorpecentes e outros), é triste mas, sabemos que esta é a realidade e este é o caminho que essa geração está seguindo e pior ainda, ninguém está interessado aonde esse caminho vai levá-los.O que pode ser feito? O que reanimará, reavivará essa geração, não podemos aceitar que continuemos sendo chamados de “Geração, Juventude Perdida”, temos que reagir temos que mostrar que nem tudo está perdido, temos que voltar a sonhar, vamos lutar, vamos dizer não! Vamos mostrar a força que temos, vamos fazer história, a nossa história, vamos dizer não a todas as prisões desta vida! Vamos mostrar para aqueles revolucionários que ainda vivem que, essa geração pensa em muito mais coisas que apenas se drogar, se prostituir e ganhar dinheiro, vamos fazer uma nova revolução! Mas isso não quer dizer que temos que deixar o cabelo e a barba crescer, tampouco rasgar as roupas, pois isso de nada adiantaria, porque só estaríamos criando uma nova máscara para nós mesmos. A revolução que vai mudar esse mundo, essa história, começa dentro da mente e do coração de cada um, quando essa geração descobrir que existem muitas outras coisas que nos fazem “viajar” sem as malditas drogas, quando descobrir que dinheiro não é o fator mais importante de suas vidas, quando pararem de ser egoístas e pensarem em seus semelhantes aí sim, faremos a REVOLUÇÃO que mudará para sempre toda a história, não temos muito tempo, então vamos começar agora mesmo já! Então não seja mais um idiota egoísta! Levante-se! REAJA! Respire... e tome suas armas, vamos a luta! REVOLUCIONE!